Livro sobre Matemática Financeira
Facilitando a aprendizagem de matemática financeira
Letra C no visor
Para utilizar as funções financeiras da HP 12C em cálculos envolvendo juros compostos (uso de n, i, PV e FV), a calculadora deve conter na parte inferior do lado direito do visor a letra C. Com esse indicador no visor, caso existam períodos fracionários, também serão calculados pelo sistema de juros compostos, como normalmente se deseja. Caso a letra C não conste no visor tecle (STO EEX) para fazê-la surgir e deixar a calculadora no modo normal de operação denominado convenção exponencial.
Teste de funcionamento
A calculadora pode não estar funcionando normalmente apesar de responder ao acionamento das teclas. O seguinte teste permite checar o funcionamento da HP-12C:
– Desligue a calculadora
– Pressione e mantenha pressionada a tecla (ON) e ao mesmo tempo pressione e mantenha pressionada a tecla de multiplicação (x)
– Solte a tecla (ON)
– Solte a tecla de multiplicação (x)
Se a máquina estiver OK, após 25 segundos, durante os quais a palavra RUNNING ficará piscando no visor, este deverá apresentar:
-8,8,8,8,8,8,8,8,8,8,
Além disso, os seguintes indicadores de estado aparecerão no visor:
USER f g BEGIN GRAD D.MY C PRGM
Se o visor apresentar a mensagem ERROR 9 ou apagar-se, a máquina está com defeito.
Indicação de bateria fraca
Se a calculadora ao ser ligada apresentar um asterisco (*) piscando no visor, a bateria está fraca e deverá ser substituída.
Teclado
A HP-12C possui 39 teclas que executam uma, duas ou três funções. Estas são as seguintes:
– Funções brancas
Ficam na parte frontal de 37 das 39 teclas. Para executar uma função branca pressione diretamente a tecla correspondente. Por exemplo, para acionar a tecla (PV) basta pressioná-la.
– Funções amarelas
Estão na parte superior de 16 teclas. Para executá-las pressione a tecla amarela (f) e depois a tecla da função desejada.
Assim, para executar a função NPV, tecle f NPV
– Funções azuis
Situam-se na parte inferior da maioria das teclas. Para executá-las pressione a tecla azul (g) e depois a tecla da função desejada.
Por exemplo, para executar a função INTG, tecle g INTG
Apagar o visor
Para apagar o conteúdo do visor (significa colocar zeros em lugar do conteúdo existente) pressione a tecla CLX.
Escolha do número de decimais no visor
Para determinar o número de casas decimais a ser apresentado no visor, proceda da seguinte forma:
– pressione a tecla amarela (f)
– tecle o dígito referente ao número de decimais desejado no visor (0 a 9)
Exemplo: Para colocar o visor com 4 decimais, tecle (f 4)
Introdução de números negativos
Para introduzir um número negativo tecle-o como se fosse positivo e depois aperte a tecla CHS. Se o número já estiver no visor basta teclar CHS.
Lógica da calculadora
A HP-12C utiliza em seus cálculos uma lógica denominada RPN que permite maior agilidade nos cálculos. Em virtude dessa lógica, a calculadora não tem sinal de igualdade (=), como acontece com as calculadoras que usam a lógica algébrica.
Os cálculos são executados através da utilização de 4 memórias de operação automática, denominadas X, Y, Z, e T, cujo acionamento se dá através da tecla ENTER e das teclas de operação tais como, (+), (-), etc.
Por exemplo, a soma 3+2 é efetuada do seguinte modo:
TECLE VISOR COMENTÁRIO
f 4 CLX 0,0000 limpa o visor e o deixa com 4
decimais
3 3,
ENTER 3,0000
2 2,
+ 5,0000 resultado da soma
Memórias ou registradores de armazenamento
A HP-12C dispõe de 4 memórias automáticas que permitem guardar os resultados de cálculos intermediários como vimos na seção 1.15. Além dessas memórias automáticas, a HP-12C dispõe de 20 outras memórias que podem ser utilizadas no armazenamento de números.
Se a calculadora contiver programas, o número de vinte memórias será reduzido, mas permanecerão pelo menos 7 memórias à disposição do usuário.
As vinte memórias são divididas em dois grupos de 10 que têm a seguinte identificação:
– Primeiro grupo (identificação com um algarismo):
0 1 2 3 4 5 6 7 8 9
– Segundo grupo (identificação com um ponto e um algarismo):
.0 .1 .2 .3 .4 .5 .6 .7 .8 .9
Armazenamento de números
Para armazenar um número numa memória:
– Tecle o número a ser armazenado
– Pressione a tecla STO
– Tecle a identificação da memória (0 a 9 ou .0 a .9)
Exemplo: colocar o número 72 na memória 5 e o número 14 na memória .7
Tecle: 72 STO 5 e 14 STO . 7
Recuperação de Números Contidos nas Memórias
Para trazer um número guardado numa memória para o visor, pressione a tecla (RCL) seguida da identificação da memória.
Apagamento simultâneo de todas as memórias de armazenamento
Para apagar simultaneamente o conteúdo de todas as 20 memórias de armazenamento, as 4 memórias automáticas, a memória "último X" (tecla LST X) que será mostrada adiante, as memórias financeiras e as memórias estatísticas, tecle (f REG).
Livro sobre Matemática Financeira
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Facilitando a aprendizagem de matemática financeira
Uma parcela expressiva das pessoas que se dispõem a estudar matemática financeira não alcança os esperados resultados.
A principal causa para este fato é a metodologia didática empregada. Isto acontece porque embora as pessoas tenham necessidade de aprender matemática financeira para uso prático, uma parte delas possui alguma aversão à matemática. Todavia, considerando os modernos instrumentos de apoio como calculadoras financeiras e planilhas eletrônicas, a necessidade de uma identificação mais forte com a matemática se torna dispensável.
Apesar da presença dos modernos instrumentos de apoio ao uso da Matemática Financeira, ainda existe alguma inércia em sua metodologia de ensino que permanece fortemente apoiada em fórmulas e tabelas financeiras.
Um dos argumentos usados em defesa dessa metodologia didática é que ela força o estudante a desenvolver sua habilidade de cálculo, evitando sua robotização no uso dos instrumentos de apoio. Este raciocínio contém duas falhas. Primeiro, perde de vista o foco principal da Matemática Financeira que é finanças e não matemática. Segundo, ignora um fato de capital importância: se a pessoa não tem pendor para matemática não será possível mudar suas características naturais. Essas características devem ser respeitadas pelo professor e consideradas como um dado para que a meta de ensino eficaz seja atingida.
O professor é que precisa mudar seu método de ensino de modo a poder ajudar as pessoas sem gosto pela matemática a usar essa valiosa ferramenta.
Em muitos casos, a pessoa compra uma calculadora financeira e fica algum tempo usando apenas suas funções básicas de cálculo, tipicamente as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão).
Depois de algum tempo essa pessoa decide fazer um curso de Matemática Financeira para aprender a extrair todo o potencial da calculadora, o que frequentemente não acontece e lhe traz alguma frustração.
A experiência tem mostrado que com a didática apropriada, qualquer pessoa pode aprender Matemática Financeira de forma eficiente e rápida. Manipulação de fórmulas, cálculos de potenciação e logaritmos passam a ser tarefas da calculadora ou da planilha, não do estudante..
Assim, se uma pessoa precisa calcular o valor de resgate de uma aplicação a uma taxa de juros, após determinado prazo, ela precisa saber que o valor procurado representa o valor futuro (é a função FV na calculadora ou VF na planilha) e conhecer a forma de usar essa função. Ela pode até conhecer a fórmula de cálculo, mas não precisará utilizá-la. Essa é uma tarefa que as calculadoras e planilhas fazem com maior rapidez e confiabilidade.
Em Matemática Financeira, o que realmente conta é o domínio dos conceitos financeiros, coisa que é distinta do domínio de álgebra.